A renda caiu? Veja 5 dicas para fazer o dinheiro durar o mês inteiro

Uma situação que tornou-se comum no Brasil com o avanço da pandemia do novo coronavírus e as medidas restritivas para contê-la foi a redução da renda para parte da população. Seja pelas empresas com atividades interrompidas, pelos profissionais autônomos e liberais sem clientes temporariamente, entre outros motivos, os rendimentos foram reduzidos para milhões de pessoas nos últimos meses.

O que fazer neste momento para manter as contas em dia, apesar da redução na renda do mês? Embora pareça impossível no princípio, um pouquinho de organização financeira co muito planejamento faz a diferença para evitar transtornos ainda maiores!

Avalie sua situação

Quem não tem costume de organizar as contas e o dinheiro pode ter um desafio a mais, porém essa etapa inicial é importante para o resultado final. Faça um diagnóstico completo da sua vida financeira para entender sua real situação no momento.

É uma avaliação completa e de verdade, portanto nada pode ser esquecido. Inclua em uma planilha, por exemplo, seus ganhos e gastos fixos, variáveis e previstos. Se quiser uma ajuda, existem diversos aplicativos que podem auxiliar no diagnóstico da vida financeira.

A partir dos dados anotados (e facilmente visualizados) é possível ter noção do caminho que deve ser seguido, como gastos desnecessários que podem ser cortados e pagamentos obrigatórios em pouco tempo.

Planeje o mês

Após observar sua situação financeira geral, chega o momento de planejar como usar os recursos disponíveis. Durante a pandemia do coronavírus, há milhões de brasileiros que estão contando com o auxílio emergencial apenas, enquanto outra parte segue com seus trabalhos, mas com redução no salário. Desta forma, tenha sempre em mente o valor atual da sua renda.

Quais suas necessidades? Quais contas precisam ser pagas com urgência? O que não pode faltar em casa? Há gastos fixos com medicamentos? Na hora de planejar os gastos, divida o valor entre tudo oq eu realmente é necessário e básico, principalmente.

Corte de gastos

Como a renda caiu, alguns gastos possivelmente deverão ser cortados para que a saúde financeira não seja tão afetada.

Com isso, também a partir da análise inicial, os cortes nos gastos serão inevitáveis. Em alguns casos, além disso, talvez nem chegue ao corte, mas mudanças no dia a dia. Por exemplo, ao comprar um item no supermercado, esqueça as marcas mais caras e privilegie aquelas mais baratas.

Envolva a família

Sua renda é utilizada apenas por você e para você? Caso positivo, pode pular para a próxima dica. No entanto, caso more com a família e seja um dos (ou único) responsáveis pela renda, compartilhe os desafios e as mudanças com todos.

O envolvimento da família neste momento é importante para que todos saibam como cuidar do dinheiro familiar e, assim, possam contribuir com o resultado final.

Use o cartão de crédito como aliado

Com o dinheiro em falta, o cartão de crédito desponta como aliado das finanças. No entanto, nada de pensar que o cartão é uma extensão da renda, hein! Use o cartão de crédito com responsabilidade e consciência para evitar transtornos ainda maiores nos meses seguintes.

Uma das formas de utilizar seu cartão de crédito de forma realmente positiva é no pagamento de contas do dia a dia. Se a renda mais baixa interfere no pagamento de contas básicas, como luz, água, telefone, aluguel e condomínio, por exemplo, avalie a opção do parcelamento das mesmas no cartão de crédito.

A facilidade é oferecida pelo Deixaqueeupago, fintech que democratiza o acesso ao pagamento de contas com taxas justas e está sempre pronta a auxiliar nas horas de aperto.

Para saber mais e conhecer as vantagens, acesse www.deixaqueeupago.com.br e tire todas as dúvidas. Sem qualquer burocracia envolvida, basta ter cartão de crédito com limite necessário para realizar a operação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s