8 dicas para economizar energia elétrica na quarentena

A pandemia do novo coronavírus mudou hábitos e rotinas ao redor do mundo. No Brasil, Estados e municípios tomaram decisões de suspender aulas, fechar comércios e, principalmente, orientar que as pessoas fiquem em casa o máximo possível. O objetivo é evitar aglomerações e, com isso, a transmissão rápida.

O isolamento social proposto, que também ficou conhecido como quarentena, faz com que as pessoas passem mais tempo em casa. Neste cenário, há pessoas que migraram para o home Office, outras que estão em casa com os trabalhos suspensos, aquelas que precisam cuidar das crianças longe da escola, entre outras situações.

Com isso, não há dúvidas que os gastos em casa sejam ampliados no período. É o caso do uso de energia elétrica, por exemplo. No entanto, para evitar surpresas na conta que chegará no mês seguinte e consumir de forma consciente, inclusive evitando problemas no abastecimento, algumas pequenas atitudes no dia a dia fazem toda a diferença.

Listamos, a seguir, 10 dicas para ajudar a economizar energia elétrica em casa e consumir de forma consciente durante esse período. Aliás, essas dicas serão válidas mesmo após a pandemia. Seu bolso e o meio ambiente vão agradecer muito!

Dicas para economizar energia elétrica

Ambiente – A primeira é para quem está em home office: prefira trabalhar em locais com boa iluminação natural e bastante arejados para evitar acender luzes ou ligar ventiladores.

Eletrônicos – Precisa carregar o celular ou notebook? Faça isso e tire da tomada logo em seguida. Não há necessidade de deixar os equipamentos conectados após o carregamento completo.

Lâmpadas – Essa é clássica e você já deve ter visto por aí: escolha sempre lâmpadas incandescentes ou de LED, afinal elas são mais econômicas.

Aparelhos fora de uso – Por que deixar uma TV ligada se não há ninguém assistindo? Lembre-se sempre de desligar o que não estiver em uso e, ainda, evite deixá-los em stand by.

Geladeiras – Muito tempo em casa significa ir muitas vezes à cozinha. Mas evite abrir a geladeira sem motivo, isso aumenta o consumo de energia pelo eletrodoméstico.

Desligue tudo! – Sempre bom lembrar que, ao sair de um ambiente, as luzes devem ser apagadas e os equipamentos sem uso também devem ser desligados.

Atenção no banho – O chuveiro elétrico é um dos principais vilões do consumo de energia. Limite a duração do seu banho e de toda a família para não consumir em excesso.

Reúna a família – Nos momentos em que todos estão em casa, o melhor é reunir a família em um único cômodo para atividades durante o dia. Desta forma, além de passarem bons momentos juntos, não haverá pessoas distribuídas por todos os ambientes, com luzes e ventiladores ligados.

Adiamento do vencimento das contas

Com o fortalecimento da pandemia no Brasil e as medidas de isolamento social, há ações e propostas com o objetivo de adiar o vencimento de contas de consumo, entre elas está a energia elétrica. Além disso, há estados e municípios que já conseguiram ou estão tentando evitar o corte do serviço no caso da falta de pagamento por determinado período.

Por isso, vale conferir como está a situação no lugar que você mora neste momento. Mas, vale lembrar ainda, que todas as contas devem ser pagas e, caso ocorra o adiamento, a cobrança será feita no futuro, conforme for decidido. Portanto, agora ou depois, o pagamento da conta será inevitável.

Aprenda a parcelar a conta de luz

Para ajudar no pagamento, já é possível parcelar a conta de luz em ate 12 vezes no cartão de crédito. Com a facilidade oferecida pelo Deixaqueeupago, a conta é quitada integralmente na hora e parcelada em até 12 vezes nos cartões. O pagamento das parcelas é feito diretamente nas faturas seguintes do cartão.

Com essa facilidade, quem está com o orçamento apertado ganha fôlego nas finanças sem ficar inadimplente com a operadora ou concessionária responsável pelo serviço. Para conhecer mais, acesse www.deixaqueeupago.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s