Quando pagar boletos que vencem em feriados ou no fim de semana?

O Carnaval é um feriadão prolongado e gera, todos os anos, uma dúvida nos consumidores: o que fazer com os boletos que vencem no período? Porém, a questão não é exclusiva da festa popular mais famosa do país. Outros feriados ao longo do ano e os finais de semana também são momentos de dúvidas relacionadas ao pagamento de contas com vencimento nestas datas.

No Carnaval, por exemplo, os bancos não funcionam na segunda e a terça-feira, emendando quatro dias sem funcionamento. Neste caso, todas as contas de consumo e carnês com vencimento no feriadão podem ser pagos no retorno do expediente bancário, na Quarta-Feira de Cinzas, sem acréscimo de juros ou multas. A regra vale para todos os outros feriados e fins de semana, quando o pagamento no dia útil seguinte pode ser feito sem cobranças adicionais.

O direito é previsto em lei e vale para todos os tipos de contas, como cartão de crédito, empréstimos, carnês, conta de luz, conta de água, entre tantas outras. Além disso, até mesmo o pagamento de contas em estabelecimentos que não funcionam aos finais de semana segue a mesma regra. Desta forma, um boleto com vencimento no sábado poderá ser paga no próximo dia útil sem multas ou juros.

Importante não confundir feriados com recessos ou feriados prolongados. No caso do Carnaval, os bancos e grande parte do comércio realmente não funcionam na segunda-feira. No entanto, quando um feriado é terça-feira, a segunda é um dia normal para pagamento de contas, assim como feriados na quinta-feira que não possuem relação com a sexta, um dia comum para cobranças e pagamentos.

Feriados nacionais x municipais

Há uma diferença, no entanto, entre os feriados nacionais (Carnaval e Tiradentes, por exemplo) e feriados estaduais e municipais (aniversário da cidade ou dia do padroeiro, por exemplo).

No caso de feriados municipais e estaduais, o indicado é antecipar o pagamento das contas ou, se necessário, informar ao credor sobre a impossibilidade de pagamento naquela data para verificar a possibilidade de não cobrar multas ou juros.

E se houver cobrança adicional?

Como é uma lei vigente, o consumidor que for cobrado por engano com juros e multas ao pagar uma conta no primeiro dia útil seguinte ao feriado ou fim de semana deve, em primeiro lugar, entrar em contato com a empresa responsável pela cobrança. Desta forma será possível solicitar o ressarcimento. Caso o contato não produza o efeito esperado, o consumidor deve buscar auxílio junto às entidades de apoio e defesa, como o Procon ou tribunal de pequenas causas.

A situação apertou? Parcele a conta!

Seja para pagamento antecipado ou após o feriado e fim de semana, o que fazer quando a conta estiver prestes a vencer e faltar dinheiro? Nada de atrasar e correr o risco de ter serviços cortados ou problemas maiores, como negativação do nome e cobranças judiciais! Envie o boleto para o Deixaqueeupago, fique em dia e parcele em até 12 vezes nos cartões de crédito.

O Deixaqueeupago, o jeito novo de pagar as contas que já ajudou milhares de brasileiros, é fácil, rápido e 100% seguro. Com atendimento totalmente online, basta acessar www.deixaqueeupago.com.br e seguir as etapas ou, a qualquer momento, solicitar auxílio no atendimento pelo chat, telefone ou WhatsApp. Acesse www.deixaqueeupago.com.br e conheça a fintech que está pronta para te ajudar a sair do aperto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s