Black Friday sem zebra: 5 dicas para não perder o controle nas compras

Aproveite as promoções e fuja do endividamento com algumas dicas simples para colocar em prática!

Ela é esperada com ansiedade pelos consumidores e planejada com antecedência por varejistas de todo o país. A Black Friday, que chegou de forma tímida ao Brasil em 2010, cresceu e tornou-se uma das datas mais esperadas pelos brasileiros em busca de descontos e boas promoções.

Embora tenha surgido exclusivamente para lojas online, seu crescimento é visível nas ruas do país. Pouco tempo antes da campanha de descontos, os anúncios e as vitrines já começavam a aumentar expectativas dos clientes.

Apenas no comércio eletrônico, a Black Friday deve movimentar, em 2019, R$ 3,15 bilhões segundo o Busca Desconto. O volume, ao final da sexta-feira, será ainda maior ao somar as transações realizadas em lojas físicas.

No entanto, como em todos os momentos que envolvem compras e consumo, é fundamental ter atenção e controle para evitar que o impulso tome conta e, por fim, o bolso sinta os efeitos negativos logo em seguida.

Por isso, apresentamos cinco dicas para evitar transtornos para você e seu bolso. Afinal, uma Black Friday sem zebra para as contas é totalmente possível e só depende de você!

 Saiba quanto pode gastar

Antes de pensar em gastar na Black Friday, saiba se você realmente pode e quanto pode gastar. Isso mesmo, aqui há uma condição por aqui. Afinal, se você está com muitas dívidas, por que fazer novas? Para isso, avalie suas receitas e despesas em um verdadeiro check-up do orçamento pessoal. Se a situação for favorável, aí sim pode aproveitar as promoções na data. Mas, lembre-se de estabelecer limites para evitar endividamentos.

Faça uma lista do que precisa

Claro que não é possível comprar tudo o que queremos, ainda que os preços estejam bons. Além disso, há itens que queremos e sequer entram em liquidação na ocasião. Porta, vale fazer uma lista dos produtos que realmente precisa e são prioridades. Uma TV é mais importante que um celular e só tem condições de adquirir um sem se enrolar? Então priorize a TV, neste caso, e fuja do que não precisa.

Segure o impulso!

Por falar em não precisar, as compras por impulso logo devem ser citadas. Mais uma vez: com certeza você vai encontrar muitos itens que parecem ter preços imperdíveis, é verdade. Mas, resista e não compre tudo o que encontrar pela frente. Pode ser que um chocolate não planejado realmente não atrapalhe as finanças, mas quando o número de compras por impulso é alto… melhor nem imaginar as consequências, então fuja!

Pesquise preços

Se você deve fazer isso em qualquer ocasião, na Black Friday a atitude deve ser reforçada. Inclusive com certa antecedência para acompanhar a mudança de preços dos produtos e verificar se as promoções realmente são válidas. Quando a data chegar, gaste tempo comparando preços em diferentes lojas, tanto físicas como online. Lembre-se que seu dinheiro vale muito e você precisa cuidar bem dele sem desperdiçar.

Aproveite os benefícios oferecidos

Além dos descontos, muitas lojas oferecem outros benefícios que contam pontos para garantir mais vantagens ao bolso. Por exemplo, diversas varejistas online trabalham com cashback e parte do seu dinheiro pode retornar. Já em lojas físicas, vale a boa e velha pechincha para garantir alguns descontos ainda melhores.

Se der zebra na Black Friday…

A torcida é para que as dicas anteriores e outras tantas que fazem bem para o bolso sejam usadas. Porém, caso algo tenha saído do controle nas contas e nas compras, nada de desesperar. O jeito é busca soluções capazes que ajudar a sair do aperto e reorganizar as finanças para terminar o ano sem  essa dor de cabeça.

O Deixaqueeupago, fintech que democratiza o acesso ao pagamento de contas com taxas justas, está pronto ara ajudar a resolver as zebras da Black Friday, aquelas causadas por descontrole ou imprevistos.

Se precisar de uma força, o Deixaqueeupago quita diversas contas na hora e parcela em até 12x nos cartões. Desta forma, você ganha tempo para organizar novamente o orçamento sem se preocupar com boletos atrasados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s