O que é o Cadastro Positivo e como deve beneficiar os bons pagadores?

Com o cadastro, bons pagadores ganham vantagens em taxas de juros, por exemplo.

Falamos muito no cadastro de inadimplentes, nome sujo e nome negativado por aqui, certo? Sempre com dicas para afastar de vez essas “zebras” da sua vida financeira. Agora, no entanto, o assunto é o que podemos chamar de “outro lado da moeda”: o Cadastro Positivo. Embora ativo há alguns anos, agora ele ganha nova forma de operação.

No início de novembro, instituições financeiras começaram a enviar informações dos clientes para as gestoras responsáveis pela operação do cadastro. O envio das informações acontece de forma automática para as gestoras de banco de dados Serasa, Quod, Boa Vista Serviços e SPC Brasil.

Nesta fase, todos os brasileiros economicamente ativos que não optaram antes em estarem fora da lista são incluídos. Depois disso, as gestoras comunicam aos clientes sobre a inclusão dos nomes no cadastro por correspondência, e-mail ou SMS. Antes disso, o cliente devia comunicar o desejo de integrar o banco de dados, agora acontece de forma inversa, com inclusão automática. Caso queixar deixar o banco de dados, a ação poderá ser feita a qualquer momento na internet.

O que é o Cadastro Positivo?

Em resumo, o Cadastro Positivo é uma lista de bons pagadores que ganham acesso ao crédito mais barato. Cada brasileiro com o nome no cadastro recebe pontuações a partir do histórico de pagamentos e pontualidade nas datas de vencimentos. Cada instituição/empresa é responsável por definir critérios para as notas e análise do consumidor. Além das pessoas físicas, as pessoas jurídicas também entram no cadastro.

Segundo o Banco Central, os brasileiros com melhores pontuações recebem vantagens em contratos com financeiras, como melhores taxas de juros e condições de pagamento. Afinal, quanto mais alta a nota, menor o risco de inadimplência.

Qual será a sua pontuação?

No primeiro momento, apenas bancos e instituições financeiras enviam dados sobre os clientes às operadoras do cadastro. Em seguida, prestadoras de serviços com conta fixa, como companhias e empresas de luz, água, telefone e gás, também enviarão informações. Por fim, até mesmo as grandes redes de varejo contribuirão com banco de dados, enviando informações dos clientes.

Ou seja, a nota final no Cadastro Positivo dependerá da forma como cada brasileiro administra e domina as mais variadas contas e gastos.

Será possível acompanhar e verificar a própria nota no site das operadoras. Mas, mesmo sem ver, uma pergunta já pode ser feita: como acredita que está sua pontuação no momento?

Contas em dia para ser bom pagador!

Tem resposta para a pergunta que fizemos? Se as contas costumam estar sempre em dia, certamente sua nota será alta e conseguirá as vantagens proporcionadas com facilidade. Caso uma ou outra conta atrase, aparentemente não há tantos problemas, embora sua nota possivelmente fique menor.

No entanto, se atrasar contas virou um hábito e uma bola de nave que não para de crescer, inclusive com o nome já negativado, o cadastro positivo não torna-se sem vantagens. O que fazer para virar o jogo?

Sabemos que ninguém quer estar com o nome sujo, mas algumas situações na vida, inclusive aquelas imprevistas, podem ocasionar o cadastro no banco de negativados.

Também sabemos que atrasar contas, por menores que sejam, pode render dores de cabeça desagradáveis, ainda que não chegue à negativação do nome. Afinal, alguns serviços podem ser interrompidos com a falta de pagamento.

Portanto, a melhor forma e alcançar boas notas no Cadastro Positivo e ser reconhecido como bom pagador é, de fato, manter as contas em dia. Aliás, vai além d cadastro, afinal manter as contas pagas em dia é o ideal para uma saúde financeira.

Nem sempre é fácil, mas buscar e encontrar alternativas capazes de ajudar nesses momentos é fundamental. Uma delas é o Deixaqueeupago, que paga as contas na hora e parcela em até 12x nos cartões de crédito.

Para saber mais, acesse www.deixaqueeupago.com.br e saiba como usar o serviço quando a situação apertar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s