O planejamento para os gastos de fim de ano começa agora!

Previsão de gastos e organização financeira ajudam a controlar os gastos de fim de ano

Na verdade, um pequeno ajuste ao título faria bem ao bolso e à vida: o planejamento para as compras de fim de ano já deve ter começado! No entanto, sabemos que nem sempre a organização financeira a longo prazo é possível, então é provável que ainda faltem alguns (ou muitos) ajustes para que as contas fechem no fim do ano e sobrevivam aos gastos comuns à época.

Como diz o clichê: antes tarde do que nunca! Porém, embora pareça que o ano já está próximo do fim, não é tarde e você ainda tem tempo para organizar as contas e planejar os gastos no último trimestre do ano.

Presentes para o Dia das Crianças, promoções imperdíveis na Black Friday, compras de Natal e Réveillon, gastos durante as férias escolares… O fim do ano exige controle financeiro para dar conta de tudo isso, sem falar que, ao mesmo tempo, é necessário pensar no início do ano seguinte, que também chega carregado de contas.

Selecionamos algumas dicas que podem contribuir com sua organização financeira para os próximos meses. Desta forma, chegar ao fim do ano com as contas no azul fica ainda mais fácil e totalmente possível.

Presentes com antecedência

Há uma tradição em deixar tudo para a última hora, sem dúvidas. Mas vale fazer um esforço para antecipar as compras de Natal! Isso garante mais variedade e preços melhores, além de evitar as ruas e lojas cheias às vésperas da data. Faça uma lista dos presentes necessários e busque os itens em lojas físicas e online, sempre avaliando preços, formas de pagamentos e prazos para entrega, no caso das lojas virtuais. Fazer compras com antecedência garante mais tranqüilidade e evita o acumulo de gastos em um só mês.

Black Friday consciente

Claro que o comércio quer ganhar muito na Black Friday, que já virou uma tradição também no Brasil. Mas o consumidor, como você, precisa avaliar as reais necessidades de gastos na campanha. É difícil? Com certeza, afinal as promoções aparecem e mostram-se imperdíveis. No entanto, lembre-se que todas as compras devem ser pagas em algum momento. Portanto, nada de desregular as finanças em compras por impulso de itens que não são realmente importantes ou podem esperar outro momento. Vale, também, acompanhar os preços antes e durante a ação para evitar promoções furadas.

O que você pode fazer?

Há itens, principalmente de decoração e culinários, que você pode fazer para as festas de fim de ano e garantir economia. No caso das comidas para a ceia, uma boa alternativa é dividir as tarefas e pratos, para que não pese para ninguém. Comece o planejamento das festas agora mesmo e ganhe economia. Ainda que o objetivo não seja passar as datas em casa, mas em festas e eventos especiais, a antecedência garante compras de ingressos mais baratos, por exemplo.

Pagamentos à vista

Sempre, sempre mesmo, a melhor forma de evitar dívidas e garantir possíveis descontos é pagar as compras à vista. Se tiver dinheiro nas mãos, aproveite para tentar preços melhores e evitar prolongar dívidas.

Pense nos próximos gastos

Além de organizar as finanças a partir de agora para os gastos do fim de ano, pense nos pagamentos previstos para o início do ano. Para isso, conheça sua atual situação financeira, as previsões de gastos para os próximos meses e as contas obrigatórias previstas para o início do ano. São pagamentos como impostos, matrículas, seguros, entre outros.

Tenha alternativas para deixar as contas em dia

Caso a situação aperte, tenha alternativas para não acabar o ano no vermelho! Uma delas é o pagamento de contas de consumo com o cartão de crédito. Desta forma, você ganha fôlego para organizar as contas e não fica com boletos vencidos. Vale, por exemplo, para contas de luz, água, internet, planos de saúde, aluguel, entre outros.

O serviço é oferecido pela fintech Deixaqueeupago, criada para democratizar o acesso ao pagamento de contas com taxas justas. O pagamento é feito na hora pelo Deixaqueeupago, que parcela a conta em até 12x nos cartões de crédito.

Para saber mais e fazer simulações, acesse o site do Deixaqueeupago agora mesmo! Em caso de dúvidas, basta entrar em contato por um dos canais disponíveis.

Um comentário em “O planejamento para os gastos de fim de ano começa agora!

  1. Fazer compras antecipadas, realmente é uma ótima forma de reduzir os gastos de fim de ano. E para quem, como eu, planeja aproveitar o fim do ano para ganhar renda extra com a venda de produtos caseiros, é indispensável o planejamento antecipado para obter mais lucro.
    Ótimo artigo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s