Como lidar com imprevistos financeiros e se sair bem

Saiba como evitar transtornos maiores após imprevistos no orçamento

Ter as contas sob controle e o orçamento organizado, inclusive com dinheiro guardado para possíveis emergências, é o cenário ideal para qualquer pessoa. Com planejamento, imprevistos financeiros podem acontecer, mas não abalam a saúde financeira. No entanto, apenas a menor parte dos brasileiros consegue essa organização.

Atualmente, 68% da população brasileira não está preparada para lidar com imprevistos. A informação faz parte do levantamento de dados apurados em agosto pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil. Segundo a pesquisa, apenas 9% dos entrevistados disseram conseguir lidar com despesas além do orçamento.

Além disso, a maior parte dos brasileiros chega ao fim do mês sem dinheiro, ou seja, poucos conseguem poupar para montar uma reserva de emergência. Nesses casos, imprevistos podem gerar consequências graves às finanças e darem início a problemas ainda maiores.

Um problema no carro, um gasto com consulta médica inesperada, medicamentos, problemas com eletrodomésticos e reformas de emergência em casa são apenas alguns exemplos de imprevistos que podem acontecer. Diferente de falta de organização, como esquecer de pagar contas, um imprevisto acontece quando menos esperamos.

O que faz a diferença nos reflexos de um imprevisto é o quanto estamos ou não preparados para seus impactos. Quem já consegue lidar bem com os esses imprevistos e possui reserva de emergência está na frente. Mas, se esse não é seu caso, não se preocupe nem se desespere. É possível lidar com os imprevistos, mudar hábitos e reorganizar as finanças com algumas dicas simples e superar esse desafio.

Faça pequenas mudanças na rotina

Se a situação apertou, aperte os cintos nos gastos! Usar o transporte público para ir ao trabalho é mais barato que tirar o carro da garagem. Fazer uma compra no mês pode ser mais vantajoso que pequenas idas ao supermercado todas as semanas. Talvez aquele produto que estava planejando comprar possa esperar um pouco mais. Outra alternativa é buscar novas fontes de renda para aumentar o orçamento, ainda que seja por período definido.

Nada de desespero

Problemas financeiros impactam diretamente a saúde do corpo e da mente. Tente ao máximo manter a calma, não se desesperar e não agir por impulso sem pensar nas consequências. Evite deixar que esses imprevistos tornem-se problemas ainda maiores com o nervosismo.

Reorganize as finanças

Depois que um imprevisto acontece e afeta suas economias ou coloca em risco os gastos regulares, chega a hora de rever o orçamento, seus gastos e ganhos. No primeiro momento, reduza ou elimine os gastos possíveis pensando em não deixar que aquele momento seja o início de um problema maior na sua vida. Aos poucos as saídas vão aparecer e, com controle e planejamento, você conseguirá superar o desafio. Sempre há luz no fim do túnel e, em pouco tempo, com a nova visão do orçamento, será possível até mesmo ter a reserva de emergência.

Não deixe de pagar as contas

Mesmo que parece impossível, não deixe de pagar aquelas contas de consumo regulares. Água, luz, telefone, mensalidades escolares, impostos, entre outros, não podem ser deixados de lado. Se um imprevisto tirou o dinheiro que seria destinado a esses pagamentos, busque alternativas para manter as contas em dia e fugir do corte de serviços ou pagamento de altas taxas de juros. Uma alternativa disponível para todos os brasileiros é o parcelamento das contas no cartão de crédito.

O serviço é oferecido pelo Deixaqueeupago, fintech que democratiza o acesso ao pagamento de contas com taxas justas criada para ajudar brasileiros a saírem do aperto. O processo é simples: basta acessar o site www.deixaqueeupago.com.br e enviar a conta que deseja pagar. Após rápidas verificações de segurança, você recebe um retorno com a proposta para quitação. Aceitando, a conta é paga integralmente na hora e você parcela em até 12 vezes nos cartões de crédito.

Uma facilidade a mais para que imprevistos não atrapalhem as contas do dia a dia! Para saber mais informações ou fazer uma simulação, acesse o site do Deixaqueeupago.

Um comentário em “Como lidar com imprevistos financeiros e se sair bem

  1. Gostei muito dessa matéria. Passei por um aperto financeiro e ter uma reserva de emergência formada, faz toda a diferença.
    É o quanto estamos ou não preparados para o imprevisto, que faz com que o impacto negativo seja menor.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s