Calendário do PIS/Pasep 2019 é definido: o que fazer com o abono salarial?

Pagamentos serão realizados até junho de 2020 e valores podem chegar a um salário mínimo.

Vai começar mais um ciclo de pagamentos dos abonos salariais PIS/Pasep aos trabalhadores brasileiros. A notícia anima quem tem direito ao benefício, que já começa a fazer planos para o uso do valor. O calendário para pagamento do abono 2019/2020 já está definido e será realizado entre 25 de julho de 2019 e 30 de junho de 2020.

O valor pago é de até um salário mínimo, variando conforme a quantidade de meses trabalhados no ano anterior. Para ter direito ao abono, é necessário ter trabalhado com carteira assinada por 30 dias, no mínimo, no ano anterior; receber, no máximo, até dois salários mínimos em média por mês; ter inscrição há pelo menos cinco anos no programa; e que os dados informados pela empresa estejam corretos.

O Programa de Integração Social (PIS) tem como base para formulação do calendário o mês de nascimento do beneficiário e é voltado aos trabalhadores do setor privado. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que é relacionado aos trabalhadores do setor público, leva em consideração o número de inscrição para organização do calendário.O pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é de competência do Banco do Brasil.

Calendário PIS 2019/2020

Nascidos em JULHO recebem a partir de 25/07/2019

Nascidos em AGOSTO recebem a partir de 15/08/2019

Nascidos em SETEMBRO recebem a partir de 19/09/2019

Nascidos em OUTUBRO recebem a partir de 17/10/2019

Nascidos em NOVEMBRO recebem a partir de 14/11/2019

Nascidos em DEZEMBRO recebem a partir de 12/12/2019

Nascidos em JANEIRO recebem a partir de 16/01/2020

Nascidos em FEVEREIRO recebem a partir de 16/01/2020

Nascidos em MARÇO recebem a partir de 13/02/2020

Nascidos em ABRIL recebem a partir de 13/02/2020

Nascidos em MAIO recebem a partir de 19/03/2020

Nascidos em JUNHO recebem a partir de 19/03/2020

Todos RECEBEM ATÉ 30/06/2020

Calendário Pasep 2019/2020

Final da inscrição 0 recebem a partir de 25/07/2019

Final da inscrição 1 recebem a partir de 15/08/2019

Final da inscrição 2 recebem a partir de 19/09/2019

Final da inscrição 3 recebem a partir de 17/10/2019

Final da inscrição 4 recebem a partir de 14/11/2019

Final da inscrição 5 recebem a partir de 16/01/2020

Final da inscrição 6 e 7 recebem a partir de 13/02/2020

Final da inscrição 8 e 9 recebem a partir de 19/03/2020

Todos RECEBEM ATÉ 30/06/2020

Como usar o PIS/Pasep?

Receber um dinheiro extra, isto é, fora do orçamento regular, é algo que anima e dá início a novos planos. O que fazer com o valor? Há diversas possibilidades, mas o importante é conhecer sua situação financeira naquele momento para, então, decidir o que fazer. Se as contas não estão no vermelho, investir por ser uma boa opção. Se o nome está negativado, pode ser uma oportunidade de regularizar a situação e voltar a ter crédito.

Mais uma vez: analise a sua situação financeira no momento que receber o abono salarial é o primeiro passo para tomar decisões sobre o uso do dinheiro. Verifique suas necessidades, urgentes ou não, e planos que estão relacionados e dependem de dinheiro. Começando assim fica mais fácil saber o que fazer com a renda extra.

A seguir, reunimos quatro das principais formas de uso do abono salarial para explicar quando e como cada uma delas é indicada.

Pagar contas atrasadas

Naturalmente, quem tem contas atrasadas, com cobranças de juros que aumentam a cada mês, deve privilegiar o pagamento delas com o abono salarial. Do contrário, caso utilize o valor com outras finalidades, a dívida existente continuará em crescimento. Quem teve o nome negativado por conta de atrasos também pode aproveitar a oportunidade para renegociar a dívida, quitar e voltar a ter crédito.

Pagar despesas do cotidiano

Um almoço fora de casa, o combustível do automóvel, um presente para aniversário que está próximo, a conta de energia elétrica do mês e, até mesmo, um passeio diferente em família demandam dinheiro. Despesas do cotidiano, inclusive algumas extras, podem ser pagas com o dinheiro do abono sem comprometer totalmente o orçamento fixo mensal.

Investir ou guardar dinheiro

As contas estão controladas e não há planos a curto prazo que precisem de dinheiro? Primeiro, parabéns por conseguir! Segundo, aproveite o abono salarial para investir e economizar! Pode ser o primeiro passo para montar a reserva de emergência ou o início de uma poupança para realizar um sonho de consumo.

Adiantar pagamentos

Financiamentos costumam, na maioria das vezes, oferecer descontos para o pagamento antecipado de parcelas. Se não há planos previstos ou contas atrasadas, uma opção inteligente para uso do abono salarial é justamente aproveitar esse benefício. Adiante parcelas do financiamento do automóvel ou do imóvel, por exemplo, e reduza o tempo que falta para quitação enquanto ganha algum desconto!

Já sabe como vai usar o seu abono salarial? Conte para a gente nos comentários! Se você não tem direito a esse abono ou tem e esse valor não será suficiente para dar tranquilidade em relação às contas atrasadas, conheça o Deixaqueeupago! A fintech que está ajudando milhares de brasileiros a saírem das dívidas paga suas contas na hora e parcela em até 12 vezes nos cartões. Acesse www.deixaqueeupago.com.br para conhecer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s