5 dicas para economizar no Dia das Mães e não estourar o orçamento

Planejamento e pesquisa de preços são alguns dos passos importantes para economizar

Entre tantas datas comemorativas, sem dúvidas o Dia das Mães é uma das mais especiais e emotivas. Embora elas sempre digam que não precisa de presentes, filhos sempre fazem algum esforça para garantir aquela surpresa no domingo. Porém, ainda que a emoção esteja à flor da pele, pensar no bolso é fundamental.

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o SPC Brasil, mais de 122 milhões de brasileiros devem presentear alguém nesta data em 2019, o que pode movimentar mais de R$ 24 bilhões nos setores de comércio e serviços. Roupas, calçados, perfumes, cosméticos e flores estão entre as principais escolhas.

Ainda segundo a pesquisa, uma parte dos consumidores garantiu que vai comprar presentes mesmo com as contas já em atraso. Para evitar que a situação financeira piore e deixe marcas negativas em um momento tão especial e, ainda, para ajudar quem está sem grana e não abre mão de presentear, separamos cinco dicas simples e práticas para economizar nas compras!

Planeje o orçamento e as compras

Antes mesmo de sair de casa para ver as vitrines e entrar em lojas ou iniciar uma jornada em buscar do presente perfeito na internet, conheça sua situação financeira e determine quanto pode ser gasto na ocasião sem comprometer outras contas. Planejamento é a chave da organização financeira.

Ao colocar limites, torna-se mais fácil evitar as compras por impulso, por exemplo, ou gastar além do que é possível para manter as finanças pessoais saudáveis. Ao mesmo tempo, vale fazer um planejamento pensando no presente, limitando algumas opções e possibilidades para ter mais foco durante a pesquisa para efetivar as compras.

Compare preços

Essa a lição básica para economizar em qualquer compra a ser feita. Se você ainda não tem o hábito, com certeza perdeu dinheiro algumas (ou muitas) vezes sem necessidade. Gaste pernas, gaste tempo, gaste pesquisas em sites… Só não gaste seu suado dinheiro sem comparar o preço de um produto em diversos lugares! Como vale para qualquer ocasião, não seria diferente nas compras para o Dias das Mães.

Aliás, por ser a segunda data mais importante para o comércio em faturamento, natural que os preços mudem e, em alguns casos, aumentem com a proximidade do segundo domingo de maio. Ou seja, deixar para comprar em cima da hora não é uma boa opção. No entanto, seja com antecedência ou não, a pesquisa de preços deve fazer parte do seu processo de compra do presente.

Analise a melhor forma de pagamento

Em relação às formas de pagamento, escolha pelo “à vista” sempre que possível. Se o planejamento foi feito com antecedência, maiores são as chances de pagar desta forma e, de quebra, conseguir descontos.

Ao optar por parcelar, verifique as condições e taxas de juros quando houver. Analise, nestes casos, a situação do orçamento nos meses seguintes para que uma compra feita em data especial não vire uma dor de cabeça no futuro. Assim como a comparação dos preços é importante, vale comprar as vantagens oferecidas nas formas de pagamento pelos diversos estabelecimentos.

Faça o presente de Dia das Mães

Mais que uma data comercial, o Dia das Mães é uma data especial e carregada de emoções. A compra do presente é um mero detalhe para homenagear e fortalecer os laços existentes. Quando a situação financeira não for muito favorável e o presente for importante para marcar a data, uma dica valiosa é soltar a criatividade para surpreender e emocionar gastando pouco ou nada e produzir o próprio mimo para uma pessoa tão especial.

E tem mais! Em caso de irmãos, ainda é possível somar forças e criatividade para, juntos, fazerem uma lembrança inesquecível. Pode ser artes manuais, um vídeo, um café da manhã especial, uma receita feita por você… São muitas as possibilidades para fazer sua mãe se emocionar com o gesto e você não enrolar o orçamento.

Mantenha as contas regulares em dia

Essa dica é exclusiva para a parte de “não estourar o orçamento” que está no título. Não adianta gastar além do possível por um presente quando não há planejamento para a compra e, no final, deixar de manter as contas regulares em dia. Estamos falando de contas como energia elétrica, água, mensalidades escolares, parcelamentos já feitos e em pagamento, por exemplo. Não faça compras sem pensar e acabe criando dívidas complicadas que causem problemas no dia a dia.

Porém, se isso acontecer ou a situação ficar apertada para manter as contas em dia, busque alternativas que não sejam prejudiciais para o bolo ou aumentem o problema. Uma das possibilidades que deve sempre ser levada em consideração é o Deixaqueeupago, que paga todos os tipos de boletos na hora, à vista, e parcela em até 12 vezes nos cartões para o cliente com taxas justas e nenhuma burocracia.

Para conhecer o Deixaqueeupago e aproveitar essa vantagem quando precisar, basta acessar www.deixaqueeupago.com.br. No site é possível entender mais o funcionamento, tirar dúvidas e ter atendimento via chat.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s