O que você precisa saber para economizar na Páscoa

Pesquisar preços é a dica fundamental para reduzir os gastos na data comemorativa

O coelhinho que traz ovos de chocolate também pode trazer dívidas! Isso mesmo, mas você pode dar saltos mais altos que ele e não cair nas armadilhas que descontrolam as finanças por todo o ano. A Páscoa, uma celebração repleta de significados religiosos, também é uma data que movimenta o comércio e, por consequência, o consumo. Muitas pessoas gastam mais do que podem com presentes e ingredientes para a ceia em família e transformam esse momento de celebração em uma dor de cabeça que pode durar muitos meses.

Para aliar a tradição de presentear pessoas especiais e reunir a família com a economia, sem prejudicar o orçamento, algumas atitudes podem e dever ser tomadas com antecedência. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o Serviço de Proteção ao Crédito, 41% dos consumidores brasileiros acreditam que os produtos típicos estão mais caros em 2019, o que faz com que a atenção deva ser dobrada e as análises ainda mais cautelosas.

Reunimos algumas dicas que podem Sr colocadas em prática com muita facilidade e são capazes de gerar grandes resultados para o bolso sem deixar de lado as tradições da Páscoa. Confira, aprenda, compartilhe e não permita que o coelhinho deixe dívidas para você.

Pesquise e compare preços

Dica básica para quem quer economizar: pesquise preços! Visitar algumas lojas de departamentos, supermercados e aquelas especializadas em chocolates para conhecer os produtos e comparar preços não custa nada. Separe um tempo para essa missão importante para o bolso. Você vai se surpreender ao encontrar o mesmo produto com preços bem diferentes e agradecer por ter tirado algumas horas para pesquisar.

Avalie o custo-benefício de alguns deles, veja promoções, busque alternativas como chocolates caseiros, conheça as opções disponíveis no mercado e, claro, use a abuse da internet para ficar por dentro dos valores ou conseguir ainda mais vantagens. A variação de preços é normal em qualquer produto, não seria diferente com os itens de Páscoa. Quem quer economizar tem a obrigação de pesquisar.

Nada de comprar por impulso

Há tempo para planejar as compras de Páscoa com antecedência. Por isso, há tempo para saber todas as compras que precisam ser feitas, tanto de presentes como itens para a ceia. Com uma lista em mãos e depois de pesquisar preços, você exatamente o que precisa. O comércio quer vender e vai fazer de tudo para mostrar novidades, apresentar lançamentos e promoções, mas não caia nessa. Compras sem necessidade geram gastos também sem necessidade e furam seu planejamento.

Divida as contas da ceia

A ceia é uma tradição que reúne famílias, mas quem disse que apenas os anfitriões devem ser responsáveis por todos os gastos? Naturalmente os familiares se reúnem em uma casa com mais facilidade de acesso para todos, naquela que tem mais espaço ou, ainda, na dos patriarcas, mas todos podem contribuir com a ceia. A divisão da responsabilidade pelos pratos e bebidas facilita a organização e não pesa no bolso para ninguém.

Saiba quanto pode gastar

Antes de ir às compras, conheça seu orçamento disponível para esse objetivo. Vale economizar nos meses anteriores ou reduzir gastos para sobrar algum valor a ser gasto com presentes e itens especiais para a ceia. Avalie sempre as vantagens de pagar à vista ou parcelar as compras de Páscoa a curto, médio e longo prazos. O importante é que um momento de festa e confraternização não vire dor de cabeça nem dívidas.

Você tem economizado na Páscoa? Tem outras dicas para não gastar muito e deixar as pessoas especiais felizes nesse momento de confraternização? Compartilhe nos comentários! Ah, caso a situação aperte, conte com o Deixaqueeupago para manter todas as contas em dia. Clique aqui e saiba mais sobre o jeito novo de pagar as contas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s