3 parceiros financeiros de quem trabalha por conta própria

A gestão financeira merece atenção dos trabalhadores autônomos

Trabalhar por conta própria pode ser um sonho para milhões de brasileiros que pensam nas vantagens de não ter patrão ou horários fixos. Trabalhar por conta própria pode ser a opção para garantir o dinheiro do mês para outros milhões que perdem o emprego e não conseguem recolocação profissional. Ah, trabalhar por conta própria também pode ser decisão para completar a renda. Seja qual for o motivo, todo trabalhador autônomo precisa saber que há desafios no caminho e que a gestão financeira merece alto nível de importância e atenção.

Muitas vezes é difícil manter o controle dos gastos e ganhos relacionados aos produtos ou serviços vendidos. Outro grande desafio é a separação do dinheiro do negócio e do dinheiro pessoal, uma vez que ambos estão sempre próximos.

Para ajudar em situações de aperto ou para evitar que esses apertos aconteçam, listamos três grandes amigos que todo trabalhador autônomo deve conhecer. Confira!

Planilhas para controle

Quem trabalha por conta própria precisa se dedicar ao negócio de corpo e alma, o que significa abraçar várias funções e atribuições em prol do objetivo principal: realizar vendas. Para isso, o profissional autônomo deve ser versátil e entender de vendas, divulgação, administração e gestão financeira.

Com tantas e diferentes áreas envolvidas, nenhum pode ficar para trás, todas precisam de muita atenção. Para ajudar na gestão financeira, as planilhas são excelentes parceiras de todo autônomo. Seja no papel ou digital, elas possibilitam o controle total da movimentação financeira desde que utilizadas de forma correta. Com a análise e acompanhamento dos resultados mensais, torna-se possível avaliar possíveis novos investimentos, o ritmo do crescimento e erros no caminho que podem ser corrigidos.

Formalização

A formalização por meio do MEI – Microempreendedor Individual – apresenta vantagens que podem ser aproveitadas inclusive por diversas categorias de atuação de trabalhadores autônomos. Com a formalização da atividade pelo MEI e impostos reduzidos, o cadastrado passa a ter direitos como auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria, entre outros. Vale acessar o Portal do Empreendedor para conhecer mais e saber como a formalização ajuda a dar mais tranqüilidade financeira.

Parcelamento de boletos no cartão

Revendedores de cosméticos, maquiagem, jóias e produtos de nutrição, que trabalham por conta própria e dependem diretamente do pagamento dos clientes para dar sequência ao trabalho, com novas compras, podem ser prejudicados com a inadimplência. A fim de evitar transtornos e manter as portas abertas para novas compras com o fornecedor, os boletos podem ser pagos com ajuda da fintech Deixaqueeupago, parceira de quem tem contas a pagar e passa por alguma situação de aperto financeiro.

Os boletos são pagos na hora pela fintech, que parcela o valor em até 12x nos cartões de crédito com taxas de juros que variam de 2,99% a 7,99% ao mês. Com funcionamento simples e totalmente online, autônomos de todo o Brasil podem contar com a facilidade sempre que necessário para evitar atrasos no pagamento de boletos, compras realizadas ou taxas.

Basta acessar www.deixaqueeupago.com.br e realizar o cadastro ou uma simulação. Após o envio do boleto, uma proposta de quitação é enviada e, aceitando, o boleto é pago integralmente na hora. As parcelas virão nas faturas seguintes do cartão.

Você tem outras dicas para quem trabalha por conta própria que possam ajudar no controle e na gestão das finanças? Conte nos comentários e compartilhe esse conhecimento!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s