5 dicas valiosas para não voltar a ter o nome sujo

Conseguiu regularizar sua situação? Então aprenda a não voltar a ter restrições de crédito!

Só quem já esteve com o nome negativado, com restrições de crédito, e conseguiu regularizar as dívidas sabe o alívio que é voltar a ter o nome limpo. Quem passa por isso sente uma mistura de alívio e desejo de não retornar à situação. No entanto, nem sempre essa saída é uma história com “felizes para sempre”, mas com um “até breve”. Voltar a ter o nome sujo é mais comum e rotineiro que você possa imaginar, porém é possível evitar que isso aconteça.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apuraram que 79% dos consumidores negativados no mês de janeiro são reincidentes e já tinham aparecido no cadastro de devedores nos 12 meses anteriores. Deste total, apenas 28% dos consumidores conseguiram regularizar a dívida anterior.

Se você já teve restrições de crédito e conseguiu sair dessa situação, parabéns! Agora o importante é controlar as finanças e organizar as contas para não voltar à negativação. Preparamos 5 dicas valiosas e muito práticas que vão te ajudar a continuar com o nome limpo e sem preocupações.

Organize seu orçamento

Sabemos que não é fácil colocar as contas em dia e mantê-las assim. O primeiro passo para conseguir alcançar o objetivo é conhecer e controlar suas finanças, seja para não exagerar nos gastos ou errar em prioridades. Organize seu orçamento! Faça planilhas, faça contas, seja no papel ou em aplicativos. Conheça seus ganhos e suas despesas, faça previsões de pagamentos a partir das contas já feitas e identifique para onde seu dinheiro está indo. Ter essas informações em mãos será fundamental para a próxima dica.

Aprenda a economizar

Está gastando demais em alimentação fora de casa? Tem feito muitas compras por impulso? O gasto com combustível está alto e te assustou? Economize sempre que for possível, seja eliminando gastos de vez ou adotando alternativas simples no dia a dia. Um fim de semana sem almoçar fora, dois dias sem usar o carro para ir ao trabalho… aos poucos e com pequenas mudanças, o dinheiro vai aparecer! Economizar e avaliar suas reais necessidades de consumo evitam compras que, em segundo momento, podem ficar atrasadas. Além disso, esse dinheiro economizado pode ter outro destino.

Tenha metas e planos

Enquanto você está no processo de organização, tenha como meta colocar as contas em dia, quitar os débitos, pagar os boletos atrasados. Ninguém chega a lugar nenhum sem saber para onde vai ou em que ponto quer chegar. Depois disso, tenha outras metas e planos para o seu dinheiro! Pode ser a realização de uma festa de aniversário para os filhos, uma viagem em família, uma compra planejada de algum produto… Quando há planejamento para alcançar uma meta, ela é realizada com mais facilidade enquanto, no segundo plano, sua saúde financeira ganha muito com a atitude.

Saiba como negociar

Essa dica vale para qualquer momento do processo de organização financeira. Se acabou de sair da inadimplência e está com novas dívidas ou já saiu há algum tempo mas um imprevisto gerou nova conta, saiba como negociar o pagamento com o credor para escapar da negativação. Verifique as taxas de juros das dívidas e priorize o pagamento daquelas com os mais altos. Na negociação com os credores, tente descontos para o pagamento integral dos valores.

Parcele contas no cartão de crédito

Negociou, conseguiu um bom desconto e está sem dinheiro no momento? Está com dificuldade de manter alguma conta em dia nesse processo de organização financeira? Se você tem um cartão de crédito (e você deve ter, afinal ele é seu grande aliado se usado de forma correta), então uma alternativa que está ajudando milhares de brasileiros a saírem das dívidas também vai te ajudar!

O Deixaqueeupago, fintech que democratiza o acesso ao pagamento de contas com taxas justas, paga suas contas na hora e parcela em até 12x nos cartões de crédito com taxas de juros que variam de 2,99% a 7,99% ao mês, sempre a menor possível a partir da análise de crédito. A fintech não cobra taxas adicionais nem abertura de crédito, além de não ter qualquer burocracia ou contratos. O objetivo é facilitar a vida de quem tem contas a pagar e está passando por algum aperto financeiro, mas quer ficar longe das dívidas.

Quer parcelar agora mesmo? Acesse www.deixaqueeupago.com.br e siga as orientações. Quais contas são aceitas? Todas com códigos de barras! Mais informações estão disponíveis em Perguntas Frequentes e suas dúvidas podem ser esclarecidas pelo chat diretamente no site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s