Exagerou nos gastos no Carnaval? É hora do detox financeiro!

Confira algumas dicas para reorganizar as contas e ficar longe das dívidas

Os dias de folia chegaram ao fim. Da mesma forma que muitos foliões exageram nas bebidas ou na alimentação e, nos dias seguintes, precisam passar por um “detox”, há quem exagere nos gostos e precise passar por um processo de reorganização das contas para evitar transtornos maiores e mais graves nas finanças nos próximos meses.

Se esse é o seu caso, antes de tudo merece levar um puxão de orelha! O blog Deixaqueeupago está cheio de dicas para cuidar melhor do seu dinheiro e evitar exageros. As palavras de ordem para quem quer equilibrar as finanças e fugir das dívidas são organização e planejamento. Se você não se preparou para aproveitar o carnaval sem prejudicar o orçamento, não fez o dever de casa.

Uma viagem com gastos a mais e desnecessários; exageros na compra de carnes e bebidas para o churrasco; compras por impulso na praia… Há diversas formas de exagerar nos gastos durante o carnaval. Como “chorar pelo leite derramado” (e pelo dinheiro gasto) não é capaz de pagar as contas, é hora de tomar algumas providências, mudar hábitos e ter atenção aos detalhes para deixar as finanças em dia e correr atrás do prejuízo.

Confira algumas dicas para começar o seu “detox financeiro” e colocar as contas e as finanças em boa forma!

Analise o antes e o depois da folia

Supondo que você tenha controlado as contas antes do carnaval, identifique sua situação financeira antes e após os dias de festa. Verifique quanto dinheiro restou, quais contas venceram ou estão perto de vencer, os próximos gastos e ganhos previstos e, por fim, conheça realmente o quanto houve de exagero nos últimos dias. Pode fazer tudo no papel ou em planilhas no computador, o importante é saber exatamente sua atual situação.

Elimine ou reduza despesas

Aqui está o verdadeiro sentido do detox para gerar resultados concretos nas contas. Não é possível ter o dinheiro usado de forma desnecessária ou exagerada de volta, mas é possível prevenir que aconteça novamente no dia a dia. Controle os gastos, evite compras por impulso, reduza todas as contas em que há essa possibilidade (como economia de luz e água), pense na possibilidade de diminuir os custos com transporte ou alimentação.

Economias e reserva de emergência

Nos últimos meses você conseguiu fazer uma reserva de emergência? Se sim, ótimo! Menos preocupações. Se não e sequer faz ideia do que seja isso, chegou o momento da apresentação de uma importante aliada ara evitar descontroles. Assim que possível (com a organização das contas isso logo será possível), comece a separar uma parte do que recebe para formar a reserva de emergência. Um fundo criado aos poucos para ser usado em momentos de real emergência, evitando transtornos e dívidas.

Próximas contas a pagar

As contas estão chegando ou prestes a chegar. O carnaval não interrompe essa rotina. Na primeira dica você já identificou tudo o que precisa pagar, agora é hora de verificar quais estão atrasadas, quais estão prestes a vencer e, principalmente, quais delas possuem taxas de juros maiores. Dê preferência a elas na hora de pagar. Se faltar dinheiro, o negócio é buscar alternativas para deixar tudo em dia sem prejudicar suas finanças por todo o ano.

Parcele no cartão

Nada de empréstimos ou uso do cheque especial para pagar contas. São modalidades muito divulgadas como vantajosas, mas escondem verdadeiras armadilhas ao usuário. Neste momento, alternativas mais viáveis e economicamente saudáveis estão disponíveis para todos os brasileiros. É o caso do Deixaqueeupago, fintech que democratiza o acesso pagamento de contas com taxas justas.

Quando a grana ficar curta, como neste momento, não é necessário deixar as contas atrasadas ou se enrolar ainda mais com dívidas. Com o Deixaqueeupago, as contas são pagas na hora e você pode parcelar em ate 12 vezes nos cartões de crédito com taxas de juros que cabem no bolso. Clique aqui para conhecer e começar a utilizar agora mesmo! O bloco das contas em dia já está na avenida te esperando. Nada de entrar no bloco dos boletos atrasados, hein…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s