3 dicas para manter as despesas sazonais sob controle

Planejamento e organização das finanças são fundamentais, mas alternativa ajuda a ficar em dia com as contas

Contas de luz, água, aluguel e condomínio são alguns exemplos de gastos recorrentes. Embora os valores de algumas possam ser variáveis conforme o consumo ou após reajustes, temos a certeza de que elas chegarão a cada novo mês e podemos prever, ainda que com alguma margem de segurança, o quanto comprometem o orçamento. Se você tem um financiamento de automóvel, durante muitos meses esta também será uma despesa certa, com valor fixo. No entanto, outros gastos são sazonais e merecem atenção, muito planejamento e cuidados especiais para que não sejam responsáveis por prejuízos ao orçamento e às finanças pessoais.

As principais delas aparecem no início de cada ano, como IPTU, IPVA, matrícula escolar e anuidade do conselho profissional, por exemplo. Embora sazonais, são previsíveis, não inesperadas ou surpresas. Ou seja, se você tem um carro já sabe que deverá pagar o imposto relacionado ao veículo; se tem filhos em idade escolar, sabe que a matrícula deverá ser realizada. Também entram nesse grupo os gastos com presentes em datas comemorativas ou realização de festas de aniversário, por exemplo.

Para encarar as despesas sazonais e não ver as finanças e a economia pessoal afetadas negativamente, com novas dívidas ou dificuldade para manter os gastos fixos em dia, alguns pontos merecem atenção durante todo o ano. Confira algumas dicas para evitar dores de cabeça com as contas sazonais e manter todas as contas em dia!

Planeje durante o ano todo

O primeiro passo (e mais fundamental!) para que as contas sazonais não atrapalhem as finanças é ter planejamento. Elas não são recorrentes, mas muitas são previsíveis, como falamos anteriormente. Uma dica é observar os gastos com as mesmas despesas no ano anterior e, em planilha, já fazer a previsão de cada uma delas no mês em que regularmente ocorre a cobrança, em casos de impostos, ou eventos, em casos de datas comemorativas.

Ninguém melhor que você para conhecer as próprias contas, identificando receitas e despesas. Coloque tudo no papel ou em planilha no computador. Analise os gastos mês a mês e planeje-se para cada um deles com antecedência. Para isso, algumas mudanças de hábitos são necessárias. Uma delas é aprender a economizar de verdade!

Economize e controle o dinheiro

Com as planilhas feitas acima, identifique o que fazer para dar conta de todas as despesas obrigatórias. Você sabe onde pode economizar, quanto pode poupar e, até mesmo, como conseguir uma renda extra para aumentar o orçamento. Ter controle significa dominar o dinheiro e não permitir que o contrário aconteça, ou seja, deixar que o dinheiro (e as dívidas) domine sua vida.

Nesse processo é possível criar a tão sonhada “reserva de emergência”. Além de ser utilizada para imprevistos, poderá ajudar em casos de despesas sazonais que sejam maiores que a previsão feita com base no ano anterior.

Parcele contas no cartão

Se a situação apertar e não houver saída para o pagamento das despesas em dia, busque alternativas disponíveis no mercado. Porém, tenha cuidado nesse momento! Empréstimos ou serviços que atuem com altas taxas de juros podem comprometer ainda mais sua situação financeira.

Um destaque atualmente no Brasil é o Deixaqueeupago, fintech criada para democratizar o acesso ao pagamento de contas com taxas justas que já está ajudando milhares de brasileiros a manterem as contas em dia e saírem de vez das dívidas. Como tudo é realizado de forma online, as taxas de juros conseguem ser as menores possíveis!

O funcionamento é muito simples: basta acessar www.deixaqueeupago.com.br, fazer o cadastro e enviar a conta que deseja pagar. Valem as contas recorrentes ou as sazonais, afinal você não quer que nenhuma delas fique atrasada, não é mesmo?! Em seguida, uma proposta de quitação será enviada como resposta e, aceitando, a conta é paga na hora integralmente pelo Deixaqueeupago e você parcela em até 12 vezes nos cartões de crédito.

Conheça e utilize agora mesmo, caso as contas já estejam vencendo e você ainda não saiba como fugir das dívidas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s