Guia completo para pagar o IPVA 2019 em até 12x no cartão

Veja o passo a passo e saiba como emitir a guia para pagamento no seu Estado

Ter um veículo significa ter gastos com manutenção, utilização e legalização. Enquanto gastos com combustíveis são regulares e os custos com manutenção podem ou não ser programados, os valores relativos à legalização são certezas a cada início de ano. Assim que chega o mês de janeiro, motoristas e todo o país, proprietários de todos os tipos de veículos, devem ter atenção aos prazos e valores para pagamento do IPVA, taxa de licenciamento e seguro obrigatório DPVAT.

Preparar-se nos meses anteriores e conseguir economizar para pagar todos os valores já no início do ano é sempre a melhor orientação. No entanto, por diversos motivos não é a realidade de grande parte dos brasileiros. Neste momento, o que fazer? Como pagar o IPVA e as outras taxas no prazo? O que acontece quando o imposto não é pago? Onde os boletos para pagamento estão disponíveis?

Para ajudar nas contas de início do ano e orientar todos os proprietários de veículos que estão passando por um aperto no bolso e querem ficar em dia com as obrigações, preparamos um guia simples e direto com o passo a passo para quitar os valores integrais agora mesmo utilizando o cartão de crédito. Além do guia para parcelar impostos e taxas, fique por dentro de informações importantes sobre a legalização do veículo.

IPVA e taxa de licenciamento

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado anualmente de proprietários de veículos automotores e, por ser de competência estadual, cada Estado e o Distrito Federal possuem regras próprias para o cálculo do valor, prazos e formas de pagamento. Do valor pago, uma parte fica com o Estado e outra com o município do emplacamento.

O valor do imposto é sempre calculado a partir do valor venal do veículo, aquele que tem como referência a tabela Fipe, levando em conta seu ano, modelo e combustível. A partir deste valor, cada Estado define a alíquota que incide sobre o mesmo para o cálculo do IPVA. As formas de pagamento, como desconto no valor integral ou parcelamento, também variam.

Além do imposto estadual, a legalização do veículo passa, obrigatoriamente, pelo licenciamento. Conhecido como “verdinho”, o Certificado e Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) precisa ser renovado anualmente para que seja permitido trafegar por todo o país com segurança e sem riscos. As taxas para o licenciamento, as formas de entrega do documento e os prazos para pagamento também variam e são de responsabilidade do Detran de cada Estado.

Como pagar IPVA e taxas no cartão de crédito

Confira, em apenas quatro etapas, como emitir os boletos referentes ao seu automóvel e pagá-los em até 12 vezes com o cartão de crédito, quitando os débitos e colocando a situação em dia.

1º Emita o boleto para pagamento

Tenha em mãos a placa e o Renavam do seu veículo (alguns estados também pede o chassi). Em seguida, procure na lista abaixo o Estado em que o veículo está emplacado e clique nos links para emitir os boletos de pagamento. Em alguns estados, os valores encontram-se na mesma guia para pagamento.

Acre

Detran AC (Emissão dos débitos do veículo)

Alagoas

Detran AL (licenciamento)

Secretaria de Fazenda (IPVA)

Amapá

Detran Amapá (Consulta dos débitos do veículo)

Amazonas

Secretaria de Fazenda (IPVA)

Detran AM (licenciamento)

Bahia

Secretaria de Fazenda (IPVA)

Detran BA (licenciamento)

Ceará

Secretaria de Fazenda (IPVA)

Detran CE (licenciamento)

Distrito Federal

Secretaria de Fazenda (IPVA)

Detran DF (consultar taxas do veículo)

Espírito Santo

Secretaria de Fazenda (Boleto unificado)

Goiás

Detran GO (Consulta de veículo – débitos e boletos)

Maranhão

Secretaria de Fazenda (IPVA)

Detran MA (consultar débitos)

Minas Gerais

Secretaria de Fazenda (IPVA e taxa de licenciamento)

Mato Grosso

Secretaria de Fazenda (IPVA)

Detran MT (licenciamento)

Mato Grosso do Sul

Secretaria de Fazenda (IPVA)

Detran MS (licenciamento)

Pará

Secretaria de Fazenda (IPVA)

Detran PA (licenciamento)

Paraíba

Detran PB (IPVA e licenciamento)

Paraná

Secretaria da Fazenda (IPVA)

Detran PR (licenciamento)

Pernambuco

Secretaria da Fazenda (IPVA)

Detran PE (licenciamento)

Piauí

Secretaria da Fazenda (IPVA)

Detran PI (licenciamento)

Rio de Janeiro

Site Bradesco (IPVA)

Site Bradesco (licenciamento)

Rio Grande do Norte

Detran RN (IPVA e licenciamento)

Rio Grande do Sul

Detran RS (IPVA e licenciamento)

Rondônia

Secretaria de Finanças (IPVA)

Detran RO (licenciamento)

Roraima

Detran RR (IPVA e licenciamento)

Santa Catarina

Detran SC (IPVA e licenciamento)

Sergipe

Detran SE (IPVA e licenciamento)

São Paulo

Secretaria de Fazenda (IPVA)

Detran SP (informações sobre licenciamento)

Tocantins

Secretaria de Fazenda (IPVA e licenciamento)

2º – Cadastre-se no Deixaqueeupago

Com o valor em mãos, acesse o site do Deixaqueeupago e crie o seu cadastro. É muito rápido, fácil e seguro. Caso tenha dúvidas em alguma etapa ou queira mais informações, basta enviar as dúvidas via chat ou entrar em contato por telefone ou WhatsApp. Todos os canais de atendimento estão disponíveis no site.

3º – Envie os boletos e aguarde a proposta

É hora de enviar o boleto do IPVA e da taxa de licenciamento. Ah, caso o veículo tenha multas que atrapalhem o licenciamento, voe também pode emitir as guias para o pagamento e enviar para o Deixaqueeupago. São feitas verificações de segurança e, em pouco tempo, você recebe uma proposta para quitar o boleto com as menores taxas possíveis. As verificações são feitas para proteger você e garantir segurança nas transações. Tudo é feito de forma online, inclusive o envio do seu boleto na etapa anterior, o que garante agilidade, facilidade e segurança.

4º – Os débitos do seu veículo são pagos na hora!

Aceitando a proposta, os débitos são pagos na hora pelo Deixaqueeupago! Você pode parcelar, conforme indicado durante o atendimento e proposta de quitação, em até 12 vezes no cartão de crédito. Caso apenas um cartão não tenha o limite necessário, é possível utilizar até três cartões.

Com isso, seu veículo fica com a situação em dia. Em relação ao licenciamento, basta, em seguida, com o comprovante de pagamento em mãos, dar sequência à solicitação junto ao Detran do seu Estado conforme orientação própria.

Parcele o seguro DPVAT em até 12x no cartão

O seguro DPVAT também é obrigatório! Os valores são arrecadados para garantir proteção às vítimas de acidente de trânsito. Segundo a Seguradora Líder, administradora do seguro, 45% do valor arrecadado é direcionado ao Sistema Único de Saúde, 5% ao Departamento Nacional de Trânsito e 50% ao pagamento das indenizações e reservas.

Os valores variam de acordo com o tipo de veículo e podem ser consultados aqui. O pagamento também é necessário para o licenciamento anual. Para emitir a guia de pagamento, clique aqui. Assim como IPVA e outras taxas, o seguro DPVAT também pode ser pago com o cartão de crédito seguindo as mesmas orientações acima.

2 comentários em “Guia completo para pagar o IPVA 2019 em até 12x no cartão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s