Saiba como colocar as contas em dia e ficar longe das dívidas em 2019

Aproveite a chegada do novo ano para organizar as finanças e encontrar alternativas para o pagamento de contas

Ano novo, vida nova! Nada como aproveitar o fim de um ciclo e início de outro para buscar e realizar mudanças na vida, não é mesmo?! Alguns prometem começar uma dieta, outros querem mudar de emprego e, ainda, há quem queira fazer mais viagens. Entre tantas mudanças possíveis no ano novo, uma se destaca para milhões de brasileiros: o desejo de colocar as contas em dia e manter distância das dívidas.

O país tem mais de 63 milhões de inadimplentes segundo levantamento do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Com essa informação fica fácil entender os motivos que tornam a necessidade de organização financeira e a vontade de ficar longe das dívidas questões urgentes para tantos brasileiros.

Se você está nesse grupo e quer colocar as contas em dia ou não tem dívidas e quer continuar distante delas, veja algumas dicas simples que podem ajudar muito a cumprir o objetivo!

Organize as finanças

É impossível ficar longe das dívidas e colocar as contas em dia se o dinheiro estiver em completa desordem. Você sabe qual é o orçamento mensal disponível? Conhece bem cada despesa fixa? Tem muitos gastos por impulso? O primeiro passo para sair do aperto é organizar as finanças pessoais. Faça contas, escreva, faça planilhas de ganhos e gastos, veja para onde vai cada centavo do seu dinheiro. Visualizar desta forma ajuda a ter noção da atual situação financeira e começar o processo de organização, avaliando possíveis cortes ou reduções de despesas.

Conheça as suas dívidas

Antes de querer ficar longe de novas dívidas, saiba quais são as existentes. Esta é uma etapa importante da organização financeira. Aqui ainda não é o momento de começar a guardar dinheiro, mas de usá-lo para eliminar as contas atrasadas. Conhecer as dívidas significa listar (isso, mais uma vez com anotações) todas as contas em aberto, vencidas ou prestes e vencerem. Liste tudo mesmo, inclusive aquela conta na padaria ou a compra de um perfume com a amiga revendedora para presentear no último Natal.

Renegocie e pague as contas

Algumas dívidas antigas ficam bem mais caras com o passar do tempo por conta de juros e multas por atraso. Caso seu nome já esteja negativado, a dívida pode ter um valor ainda maior para quitação no momento. Não hesite em buscar os credores das contas mais altas para tentar renegociar os valores. Se tiver o valor disponível para quitação, priorize estas dívidas altas e as responsáveis pela negativação do nome. Após a renegociação, se não houver o valor disponível, busque alternativas existentes capazes de auxiliar.

Uma delas é o Deixaqueeupago, fintech que democratiza o acesso ao pagamento de contas com taxas justas. Com processos totalmente online e atendimento fácil, rápido e 100% seguro, o Deixaqueeupago quita diversos tipos de contas, desde que tenham código de barras, e o consumidor pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito. É uma oportunidade de sair do vermelho e ficar com as contas em dia enquanto organiza as finanças nos meses seguintes. Para conhecer e utilizar o Deixaqueeupago, basta acessar www.deixaqueeupago.com.br.

Estabeleça metas e prioridades

Sem objetivos fica muito mais difícil ajustes as contas e economizar. Enquanto estiver no processo de organização das finanças, faça planos para o dinheiro que vai sobrar no futuro. Sim, esse dia vai chegar! Todos têm sonhos e muitos deles dependem de certa quantidade de dinheiro e muito planejamento para a realização. Liste quais são os seus, em quanto tempo pretende alcançá-los e quanto é necessário para cada um deles. Poupar é possível, só depende de você e da sua organização.

Tenha uma reserva de emergência

Por falar em poupar, ter uma reserva para emergências ajuda muito nos momentos inesperados. Talvez você esteja com dívidas hoje justamente pela falta de uma reserva assim no passado. Gastos imprevistos com o automóvel, com hospitais, consultas médicas, casa…  Tudo pode acontecer quando menos esperamos e, se não estamos preparados financeiramente, as contas são abaladas e as dívidas podem aparecer logo em seguida. Crie uma poupança de emergência e vá reservando valores aos poucos que devem ser utilizados apenas em casos de muita necessidade.

Gostou das dicas? A hora de começar a eliminar as dívidas é agora! Aproveite o ano novo para colocar as contas em dia e, seguindo essas orientações, ficar livre de vez das dívidas. Tomar conta das finanças, organizá-las e realizar seus sonhos só depende de uma decisão: mudar hábitos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s