A conta de luz está alta? Saiba como diminuir o consumo e economizar

Pequenas mudanças nos hábitos geram economia e evitam o corte do serviço

dicas para reduzir consumo de energia abaixar conta de luz

Levou um susto ao abrir a conta de energia elétrica? Com oscilações recorrentes nas bandeiras tarifárias, os “sustos” mensais estão virando rotina em milhões de casas em todas as regiões do Brasil. Com isso, atrasos no pagamento acabam recorrentes e, em muitos casos, tornam-se responsáveis pela inclusão de nomes em cadastros de negativados. Além disso, a dívida ainda gera a interrupção na prestação do serviço.

Como o blog Deixaqueeupago é dedicado a mostrar que seu dinheiro não pode ser desperdiçado e deve ser sempre valorizado, reunimos algumas dicas capazes de ajudar a diminuir o consumo da energia e, como consequência, abaixar a conta nos próximos meses.

Ah, caso o orçamento esteja apertado este mês e pareça ser impossível pagar em dia a conta de luz, leia até o final. Depois de ficar por dentro das dicas para os próximos meses vamos mostrar como ter a conta paga e não ter a energia cortada.

Aproveite a luz natural

Evite acender lâmpadas sem necessidade. Durante o dia, deixe as janelas abertas para que a luz natural entre nos cômodos. Para que essa luz seja ainda melhor aproveitada, pintar as paredes internas com cores claras garante que ela se espalhe ainda mais pelo ambiente.

Troque as lâmpadas

Você já deve ter visto campanhas assim sobre esse assunto. Caso tenha prolongado ao máximo a mudança ou ainda tenha dúvidas sobre a eficácia, a hora de mudar é agora. Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Além de economizarem bem mais que as tradicionais lâmpadas com luz mais amarelada, elas duram por mais tempo, garantindo economia duas vezes. Ainda sobre as lâmpadas, as de LED também são uma boa alternativa para reduzir os gastos, no entanto o investimento inicial pode ser um pouco maior.

Desligue os aparelhos

Sabe aquela luz vermelha que fica acesa na TV quando ela está “desligada”? E o visor do seu micro-ondas com informações desnecessárias durante todo o dia? Aparelhos como estes (e muitos outros) ficam no modo stand-by esperando apenas um clique para entrarem em funcionamento novamente. No entanto, esse modo é responsável por gastar energia sem qualquer necessidade. Pode parecer pouco quando você olha apenas para a televisão, mas veja quantos outros equipamentos em sua casa ficam assim durante todo o dia! No fim do mês, o gasto é bem alto. A melhor dica é tirar os equipamentos das tomadas sempre que não estiver usando ou quando não for utilizar durante certo período.

Combata os vilões: chuveiro e geladeira

Sim, esses dois consomem bastante energia. Mas você não quer deixar de tomar banho quente ou ter alimentos gelados e conservados, certo?! Para isso basta mudar alguns hábitos e tornar o uso mais consciente. Para o chuveiro, algumas dicas são: utilizar, sempre que possível, na posição “verão”; fugir do horário de pico (entre 18h e 21h); limpar as saídas de água; e evitar banhos longos. Já em relação à geladeira, tenha atenção em pontos como: nada de abrir a porta sem necessidade; fazer o degelo regularmente; instale em locais bem arejados e longe do calor; verifique e faça ajustes na posição do termostato sempre que necessário.

E as roupas?

Calma, as roupas não gastam energia… aqui estamos falando dos cuidados com as peças do seu vestuário. Lavar e passar roupas com a máquina e o ferro, respectivamente, também exigem uma demanda alta de energia. Planeje a rotina da casa para evitar ligá-los muitas vezes seguidas. O ideal é que a roupa esteja acumulada e os trabalhos sejam realizados uma só vez.

Na hora de dormir…

Dorme com a televisão ligada? Deixa o celular carregando a noite toda? Alguma luz da casa fica acesa durante a madrugada? Reveja hábitos assim que, aparentemente pequenos, causam gastos desnecessários e contribuem com a alta conta de energia.

O que fazer com a conta de luz que chegou?

As dicas acima devem ser colocadas em prática agora para que os resultados já comecem a aparecer na próxima medição e abaixem o valor na conta que ainda vai chegar. Mas, se o seu problema é mais urgente e não sabe o que fazer com a conta que está aí em suas mãos, a resposta é direta: ela precisa ser paga. Você não quer ficar ser energia, não é mesmo?!

Se o dinheiro já acabou ou teve algum imprevisto, conheça o Deixaqueeupago! A fintech que democratiza o pagamento de contas dos brasileiros está pronta para atender essa necessidade momentânea e te ajudar a ficar longe das dívidas. Basta acessar www.deixaqueeupago.com.br, envia a conta de luz e aguardar o retorno com a proposta de quitação. Sua conta é paga na hora e você pode parcelar em até 12x nos cartões de crédito. Faça uma simulação agora mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s