Mantenha distância de 5 atitudes que fazem seu dinheiro sumir

Evite erros no dia a dia que comprometem o seu orçamento

Os meses passam e a situação financeira continua igual? O seu dinheiro acaba sempre antes do fim do mês? Não adianta colocar a culpa apenas em fatores externos, como o cenário econômico geral e alta de preços. Obviamente isso contribuiu para reduzir o poder de compra e afeta diretamente o seu bolso, no entanto o sumiço do seu dinheiro também pode ter outro culpado: você!

Precisava ter comprado aquele doce depois do almoço na segunda-feira? E aquela roupa que viu na vitrine da loja, experimentou, se apaixonou e, claro, parcelou em 10 vezes? Ah, e aquele momento que, mesmo sabendo que não teria como pagar no mês seguinte, não teve dúvida em fazer uma dívida nova? Pois bem, pequenas ações assim no dia a dia também são responsáveis por endividamento e pela falta de dinheiro.

Mais uma vez estamos falando de organização e planejamento financeiro! Agora que você já aprendeu algumas dicas para controlar as finanças pessoais, é hora de saber o que evitar na rotina para que o dinheiro dure mais tempo. Confira cinco erros comuns responsáveis pelo descontrole nas contas.

Gastar mais do que ganha

Começando pelo básico. Esse é um dos principais erros que levam à falta de dinheiro e ao endividamento. O planejamento atua diretamente neste ponto, afinal não há como ter uma vida financeira saudável se os ganhos são menores que os gastos. O cartão de crédito, importante aliado, pode se tornar um vilão quando é utilizado como extensão da renda, por exemplo. Refaça suas contas, tenha noção do orçamento mensal e do quanto pode ser gasto dentro do limite.

Comprar por impulso

É difícil resistir. Mas é necessário. Tudo é feito de modo a mostrar que uma promoção é realmente imperdível ou que um item é muito necessário. Mas tenha calma. Não compre por impulso principalmente quando estiver com as emoções à flor da pele. Também não pense que aquela vai ser a única e última oportunidade. Reflita se é necessário, se você poderá pagar e, ainda, se não pode esperar um tempo a mais para adquirir aquele produto.

Não pesquisar preços

Supondo que não seja uma compra por impulso, mas uma compra de algo que realmente precisa, qual sua atitude até concretizar a compra? Entra na primeira loja ou no primeiro site e já fecha negócio? Ou pesquisa preços (e marcas) antes para avaliar o custo-benefício? Se a resposta foi a primeira, parece de cometer esse erro e mude logo para a segunda opção. Quem não pesquisa pode pagar mais caro por algo que poderia custar bem menos e garantir uma economia considerável.

Deixar de controlar os gastos

Assim não tem jeito! Não tem mágica que faça seu dinheiro render mais. Assim como não tem mágica que faça ele sumir de uma hora para outra. Tudo só acontece a partir das suas ações e escolhas. Portanto, quem não controla os gastos não sabe sequer por onde esse “mar de dinheiro” está escorrendo. Conheça os gastos, controle, faça cortes quando necessário. O dinheiro, fruto do seu trabalho, não pode ser utilizado de qualquer forma e sem conhecimento. Valorize e pare de perdê-lo.

Fazer dívidas torna-se hábito

Como está a fatura do seu cartão agora? Quantas prestações de diferentes compras estão em aberto? Tem crediários abertos em lojas? E financiamentos de carros, motos ou imóveis? Se tudo está sob controle e foi planejado, tudo bem. Se não está, houve um erro no planejamento. Ter dívidas e contas atrasadas regularmente não é bom. Além de sempre pagar juros e viver no risco de negativar o nome, o hábito prejudica a organização das suas contas. Analise a situação atual e fuja o mais rápido possível do endividamento.

Valorizar seu dinheiro e tomar os cuidados necessários para que ele não seja perdido por descontroles cotidianos pode exigir certos sacrifícios no início. Mas os resultados positivos logo aparecem e quem mais se beneficia com isso é você! Está em suas mãos (e no seu bolso) a decisão de controlar os gastos, ficar longe das dívidas e cuidar melhor do dinheiro.

Exagerou nas contas e perdeu o controle? O dinheiro acabou mas ainda há contas que precisam ser pagas? Está com o nome negativado mas com disposição para sair da inadimplência? Conheça o Deixaqueeupago! Suas contas são pagas na hora e você parcela em até 12 vezes nos cartões de crédito de forma fácil, rápida e 100% segura. CLIQUE AQUI E FAÇA UMA SIMULAÇÃO

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s