Pare de escolher entre viver ou pagar boletos e domine o seu dinheiro

Pequenas mudanças na rotina permitem melhor controle das finanças pessoais

Você está vivendo ou apenas pagando boletos? Fica em dúvida entre “vou economizar” e “só se vive uma vez”? As redes sociais estão cheias de memes com frases assim que são compartilhados todos os dias por milhares de pessoas. Ponto positivo: ganhamos alguns segundos de bom humor. Ponto para refletir: muitos se identificam com o dilema que pode ser solucionado (ou evitado) com a educação financeira aplicada no dia a dia. Por isso, chega de precisar escolher! Saiba como seu dinheiro pode ser usado para pagar boletos, para a sua diversão, para realizar sonhos… É hora de dominar o dinheiro, não o contrário!

A educação financeira tem lições novas a cada dia para serem aprendidas e requer muita disciplina para que os resultados sejam percebidos. Quem acredita está com disposição para aprender a controlar os gastos precisa saber que o passado não será mudado. Ou seja: não adianta se arrepender daquele chocolate que comprou em setembro de 2015 sem necessidade nem de ter escolhido a marca mais cara de roupa no Natal de 2014 sem saber de onde tiraria dinheiro para pagar.

Pensamentos novos, vida nova, bolso cada vez mais controlado! A tarefa de dominar o dinheiro não é simples, mas é possível. Confira algumas dicas que já podem começar a ser aplicadas ou planejadas e aprenda a cuidar melhor do seu orçamento.

Conheça suas contas

Para começar a organizar é necessário conhecer a “bagunça”. É hora de fazer contas e não omitir ou esquecer nada. Pode colocar no papel, fazer planilha no Excel ou usar um aplicativo, o importante é reunir dados soas as próprias finanças para dar início à organização.

Algumas perguntas importantes que devem ser respondidas: Qual o valor da renda mensal? É fixa ou variável? Há outras fontes de receitas? Tem dívidas no momento? Quanto e por quanto tempo o cartão de crédito está comprometido? Há alguma dívida com a família ou com amigos? Quais são os gastos fixos? E aqueles variáveis?

Com essas informações fica mais fácil entender por onde começar, quais caminhos trilhar e quais objetivos alcançar. Duas palavras-chave completam esse momento e serão as próximas dicas: planejamento e prioridades.

Aprenda a planejar os gastos

Após conhecer suas atual situação financeira, chega a vez de fazer o planejamento financeiro. Calma, sabemos que você está começando agora, então nada muito complicado, assustador ou impossível. Planejar significa, obviamente, fazer planos, sejam a curto, médio ou longo prazos.

Se está com alguma dívida, tenha em mente que sua liquidação deve estar entre as metas. Se tem alguns sonhos a serem realizados, aqui é o momento de definir como eles serão alcançados, quais gastos podem ser reduzidos, quais economias podem ser feitas. Planejamento é a chave!

Tenha disciplina e defina prioridades

Voltamos ao título do texto: viver ou pagar boletos? A resposta é: as duas coisas! A definição de prioridades está intimamente relacionada com o item anterior, do planejamento, mas apresentamos de forma separada para ficar clara sua importância. Um bom planejamento deve ter prioridades bem definidas. Sem elas torna-se quase impossível ter qualquer bom resultado na organização das finanças.

Alimentação, moradia e serviços básicos são prioridades em comum e devem estar dentro do seu orçamento. Investimentos também podem ser colocados como prioridades, variando o nível de acordo com cada caso. Viagens, cursos, diversão… não há como uma pessoa de fora definir a importância de qualquer ação relacionada ao dinheiro e seus impactos em sua vida que não seja você.

Portanto, se uma viagem internacional tem mais prioridade que o gasto com roupas, coloque na frente em seu planejamento e faça o esforço necessário para alcançá-la. Ah, e tudo pode ser transformado, as prioridades podem mudar ao longo do tempo. O importante é manter disciplina para que as finanças não fiquem descontroladas.

Tenha uma reserva financeira!

Ok, por enquanto pode parecer uma realidade distante. Mas colocando em prática as dicas anteriores e começando a organizar as contas passa a ser fácil (e necessário) não gastar mais do que ganha e poupar certa quantia. Não importa se no primeiro mês será possível poupar R$ 5,00 ou R$ 200,00. Paciência. Nada acontece do dia para a noite, então o processo de organização financeira leva algum tempo e seus resultados serão maiores e melhores a médio e longo prazo.

Mas por que ter uma reserva? Pode ser uma conta poupança ou algum valor aplicado em outras formas de investimento disponíveis. Importante: antes de realizar qualquer investimento, busque mais informações sobre aqueles que se encaixam melhor ao seu perfil e suas necessidades para não perder dinheiro. Poupar para ter uma reserva é importante para que, em casos e emergência, não exista desespero e descontrole.

Comece a quitar as dívidas agora!

Você leu que quitar as dívidas deve estar entre as primeiras metas. Caso o seu planejamento esteja mostrando que, ao longo dos próximos meses, será possível organizar as finanças enquanto as contas e dívidas já existes são pagas, ótimo!

Porém, se você chegou até aqui e acredita que a situação não tenha solução, é hora de conhecer alternativas existentes no mercado que estão disponíveis para auxiliar nos momentos de aperto. Seja agora ou (queremos que isso não aconteça, mas…) em algum momento futuro em que as contas não caibam no orçamento, saiba encontrar formas de solucionar o problema temporário e voltar a ter foco na organização financeira.

A fintech Deixaqueeupago, por exemplo, foi desenvolvida para dar uma força quando as contas apertam e o consumidor quer se manter longe das dívidas. Funciona assim: basta enviar o boleto da conta que deseja pagar por meio do site e aguardar a proposta de quitação. Aceitando, a conta é paga na hora e o usuário parcela em até 12 vezes nos cartões de crédito. Por operar de forma online, oferece juros reduzidos, que variam de 2,99% a 5,99% ao mês.

Conheça mais o Deixaqueeupago! Acesse www.deixaqueeupago.com.br e descubra o jeito novo de pagar as contas que já está ajudando milhares de brasileiros a colocarem os débitos em dia e sair do sufoco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s