Aprenda a fugir do cheque especial, o vilão das finanças pessoais

Fique longe dos juros altos e das dívidas: conheça as vantagens de utilizar o Deixaqueuepago!

O salário cai na conta. As despesas começam a ser pagas e ultrapassam o valor recebido. Utilizar o cheque especial é tão fácil que parece a melhor saída, afinal o dinheiro está bem ali, o banco está pronto para “emprestar” e ajudar a pagar as contas que faltam. Mas é nessa facilidade (e em todas aquelas letras e números pequenos do contrato) que está o perigo! O cheque especial pode ser o vilão das finanças pessoais por suas altas taxas de juros e seu efeito bola de neve.

Cheque especial não é extensão do salário. Pode ser utilizado com consciência e até ajudar, mas está longe de ser a solução mais indicada, seja qual for o caso, justamente pelos reflexos que causa a longo prazo nas finanças. Pesquisa recente do SPC Brasil e da CNDL revelou que 17% dos consumidores utilizaram o cheque especial nos últimos 12 meses, sendo que quase metade deles recorreram todos os meses.

Outro fato interessante revelado pela pesquisa é que 63% dos entrevistados desconheciam as taxas e os juros cobrados. O resultado? Um terço dos entrevistados ficou com o nome sujo pela inadimplência justamente com o cheque especial, que deveria ser a “salvação dos problemas”.

O que é o cheque especial?

É um crédito pré-aprovado oferecido pelo banco ao correntista. O valor pode ser utilizado para pagamento de contas ou saques quando não há saldo suficiente na conta. Assim como é fácil explicar, é fácil ter acesso a ele. Por esse motivo o cheque especial custa caro. Em maio de 2018, a taxa média de juros do cheque especial chegou a 311,9% ao ano, o que representa 48 vezes mais que a taxa básica de juros, a Selic, segundo o Banco Central.

Como o banco oferece o crédito sem pedir qualquer garantia e não sabe em quanto tempo a dívida será paga, ele coloca juros que crescem rapidamente e o valor só aumenta. E tem mais: além da cobrança dos juros, os bancos cobram multas pelo atraso no pagamento.

Como fugir do cheque especial?

Na maioria das vezes, imprevistos geram descontrole financeiro e algumas contas ficam prestes a tornarem-se dívidas. É nesse momento que muitas pessoas utilizam o cheque especial. Segundo a pesquisa citada anteriormente, 34% dos que utilizaram os recursos da modalidade tinham o objetivo de cobrir imprevistos com doenças e medicamentos (34%), enquanto 23% precisavam quitar dívidas em atraso e 18% queriam realizar manutenção de automóveis ou motos.

Para fugir das altas taxas de juros e continuar com a facilidade em resolver os problemas, uma alternativa que está conquistando os bolsos de milhares de brasileiros é o Deixaqueeupago. Pela internet, quem tem uma conta em aberto mas não tem o valor integral para quitação pode ter acesso ao serviço e resolver o problema.

Funciona assim: o cliente envia a conta para o Deixaqueuepago pelo site www.deixaqueeupago.com.br e aguarda uma proposta de quitação. Aceitando, a conta é paga na hora e o cliente pode parcelar o valor em até 12 vezes no cartão de crédito com juros que variam de 2,99% a 5,99% ao mês. O melhor: não há burocracia envolvida e é possível fazer uma simulação antes mesmo do atendimento.

O Deixaqueeupago pode ser utilizado para pagamento de contas de luz, água, telefone, internet, mensalidade escolar, parcela de automóvel, IPVA, IPTU e tantas outras contas do dia a dia. Se a conta tem código de barras, é possível parcelar e ficar em dia! Ah, e nada de dores de cabeça com juros altos e dificuldade para organizar as finanças.

Conheça o Deixaqueuepago – o jeito novo de pagas as contas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s